quarta-feira, 8 de junho de 2016

Resenha: Eu Sou A Lenda, de Richard Matheson

E aí pessoal, tudo beleza com vocês? Voltei pra mais uma resenha, e agora é a vez de um dos melhores livros que li esse ano até agora: Eu Sou A Lenda, uma obra que inspirou Stephen King. E me inspirou também. Confere aí.


Nome do livro: Eu Sou A Lenda
Autor: Richard Matheson
Editora: Editora Aleph
Número de páginas: 384

Sinopse: Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na Terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo (e são). Mas os infectados espreitam pelas sombras, observando até o menor de seus movimentos, à espera de qualquer passo em falso... Eu sou a lenda, é considerado um dos maiores clássicos do horror e da ficção científica, tendo sido adaptado para o cinema três vezes.


Resenha: Eu ainda não tinha nada da Editora Aleph, e resolvi pegar o ano de 2016 para ler algumas obras da editora e conhecer um pouco mais sobre a ficção científica. Na dúvida de escolher qual livro começar a ler, optei começar por Eu Sou A Lenda. E fui um dos dinheiros mais bem gastos que já investi com livros.  O livro vai contar a história do Robert Neville, um homem que está sozinho no mundo. Pelo menos é isso que ele pensa. Vivendo em cenário isolado por diversas criaturas bizarras, sua única companhia para sobreviver é a solidão. Ele passa seus dias tentando encontrar alguma coisa pra fazer a mais do que ser perturbado por essas criaturas e por ser atormentado pelo seu vizinho Ben Cortman. Até que ele descobre algo que pode mudar tudo. Passando vários dias fazendo pesquisas e experiências químicas, ele fará de tudo para achar a cura e acabar com esse pesadelo.


Eu sou muito fã da adaptação onde Neville é interpretado por Will Smith. Ele se encaixou perfeitamente no papel. Achei que seria igual ao filme, mas fui pego de surpresa. É totalmente diferente, mas com uma apresentação de alguns novos personagens (mas mantendo alguns velhos também) e um enredo completamente tenso, também fiquei encantado com a obra literária. E pelo visto não foi só eu que gostei. Logo na capa é mostrado que o escritor Stephen King, autor de grandes sucessos como O Iluminado e IT - A Coisa, disse que Eu Sou A Lenda foi uma de suas maiores inspirações na escrita. E se é inspiração do King, então é bom.

Um ponto forte nesse livro é os sentimentos dos personagens. O Neville por exemplo, sente uma vontade imensa de encontrar alguém para acabar com sua solidão mas ao mesmo tempo ele percebe que já se acostumou com ela. E isso foi algo criado pelo autor que deixou a história mais completa e mais inovadora.

Poster do filme ''Eu Sou A Lenda''.
É fato que a obra não tem muitos personagens, mas o Neville já compensa todos. Um dos personagens mais interessantes que eu já li em um livro. O começo e o meio é muito bom, mas aquele final é inexplicável. Ele dá uma tensão tão grande, que você tem um desejo de virar as páginas pra descobrir o que acontecerá em seguida.

Demorei 5 dias para terminar Eu Sou A Lenda. Foi rápido, pois o formato é pequeno, as páginas são pequenas e o livro não tem mais que 400 páginas. Uma leitura bem fluída e uma escrita fácil também me ajudaram a acabar esse livro mais rapidamente.

Ainda não conhecia o autor Richard Matheson, mas depois desse livro estarei pesquisando um pouco mais sobre ele e suas obras.

A edição desse livro pela editora Aleph ficou linda demais, como sempre. Uma versão um pouco menor, mas com capa dura e algumas ilustrações. Aleph arrasa nas edições.

Enfim, terminei esse livro feliz por ler um livro maravilhoso, mas também fiquei triste, pois não lerei mais a história de solidão e tristeza de Robert Neville. Um livro que relerei no futuro com toda certeza.



Avaliação: 5/5 + favorito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...