sábado, 28 de maio de 2016

Resenha: A Crônica do Matador do Rei - O Nome do Vento [Livro 1]

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Voltei para mais uma resenha aqui pro blog e, desta vez, o livro resenhado será uma das obras mais aclamadas da fantasia. O livro é O Nome do Vento, do Patrick Rothfuss, e primeiro livro da série A Crônica do Matador do Rei. Então, bora pra resenha! 


Nome do livro: O Nome do Vento
Autor: Patrick Rothfuss
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 656

Sinopse: Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso.

Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.

Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. 

Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança. 



Resenha: O livro O Nome do Vento é narrado pela perspectiva do Kvothe (ou Kote, como preferirem), um homem com cabelos cor-de-chamas e pele enrugada, que é apaixonado por música e vai com seu alaúde pra todo lugar. Kvothe foi apelidado de várias maneiras, entre elas tem: Kvothe, o Matador do Rei. Kvothe, o Arcano, Kvothe o Sem-Sangue e etc. E ao decorrer do livro, começamos a descobrir que ele merece ser chamado de todos esses nomes. O foco principal do livro é o passado, mas também ocorrem cenas no presente. Durante uma conversa com seus companheiros Skarpi e Bast e um Cronista, ele conta todo seu passado para eles, desde os 9 anos até os dias de hoje. Você conhecerá os piores inimigos de Kvothe, as amantes, os costumes passados e a sede de vingança do grupo Chandriano, que assassinou sua família quando pequeno,  e também quando ele realizar seu maior sonho de infância, que é ser membro da Universidade Arcanum. 



E é nessa universidade que Kvothe bola diversos planos, faz amizades (mas também inimizades) e estuda bastante para caçar os assassinos de sua família.

Eu não tenho nem palavras pra descrever o quanto esse livro foi bom para mim. A escrita do Rothfuss, que foi elogiada por George R. R. Martin, é algo completamente fora do comum. Cada palavra é usada de uma maneira que dá sentido ao livro. Realmente é uma escrita muito agradável de se ler. Outra coisa que se deve notar é como o livro usa bem as páginas, evitando diálogos entediantes ou o desperdício de páginas. E o quê dizer dos personagens? É impossível não amar a Auri. E o Elodin é incrível, um dos meus personagens favoriotos. O livro tem 656 páginas, mas a leitura flui tão bem, mas tão bem que quando você percebe já acabou o livro. 
 
A Crônica do Matador do Rei é uma trilogia (também tem O Temor do Sábio e o spin-off Música do Silêncio), onde cada um livro é narrado um dia de Kvothe (menos no spin-off, que conta a vida da Auri, não do Kvothe). Essa trilogia é muito famosa entre aqueles leitores que gostam de livros de fantasia, sendo eleita a melhor dessa categoria em 2011. É aquele típico livro que todo mundo precisa ler imediatamente. 


E por favor, alguém manda um recado pro Patrick Rothfuss pra dizer que QUEREMOS O TERCEIRO LIVRO! Tá demorando. 

Avaliação: 5/5 + favorito <3 

E mais uma resenha foi concluída. Espero que vocês tenham gostado da resenha e espero ter passado o que eu senti por esse livro, que é fantástico. Altamente recomendado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...